CULTURA E VARIEDADES DESTAQUE

Um passeio, três gerações

foto 01

com Larissa Schiller Culau fotos ArquiARISSA SCHILLER CULAU fotos ARQUIVO PESSOAL

Somos descendentes de Holandeses e Alemães, e estes foram os dois destinos desta nossa viagem. Eu, minha irmã, mãe e avó. Três gerações reunidas no auge do verão europeu! Começamos por Deurne, interior da Holanda, (a 1h50 min de trem do aeroporto de Schiphol) para comemorar os 60 anos de um amigo da família. Foram três dias de festa com pessoas dos cinco continentes! Neste tempo, também demos um pulo em Den Bosch (20 min de trem), é a cidadezinha mais típica da Holanda, com as feiras de rua na praça central e a arquitetura preservada. Prove o Bossche Bol , bolinho doce típico da cidade.

006

Cervejaria Hertog Jan e degustação em Deurne (esquerda) – Snoperij Tum Tum loja de doces vitage em Den Bosch (direita)

Depois embarcamos para Amsterdã, estava colorida e cheia de jovens loucos pelos festivais nos arredores. Hospedamo-nos no hotel Sofitel Legend the Grand Amsterdam, tradicional na cidade e bem localizado. Começamos nosso tour com um passeio de barco nos movimentados córregos, onde é possível admirar Amsterdã de uma visão privilegiada, como As Casas Tortas e vista das sete pontes.

Foto 4 a

Para comer a melhor torta de maçã do mundo, fomos a pé e sem pressa, da estação Central até a Winkle 43. Fomos infiltrando pela atmosfera da cidade e, pelo caminho o museu de Anna Frank, imperdível e sempre lotado. Outros museus que valem muito a pena conhecer é o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum, recomendado para todas as idades.

foto 6

Demos um pulo no Flower Market, um dos lugares que minha avó mais amou, e levou para casa diversas sementes de flores exóticas para plantar.

foto 8

Quem quer fazer compras o lugar é no 9 Straatjes, bairro com nove ruas famosas onde se encontra as melhores lojas de moda e design. Reservamos um dia para passear pelas cidades ao redor de Amsterdã. Volendam é um pitoresco porto onde visitamos uma fábrica de queijos, de tamancos e uma fábrica dos famosos biscoitos waffer.

foto 9

Depois até Zaanse Schans ver o moinhos protegidos pela Unesco. Por último, ao voltarmos para Amsterdã, um fim da tarde para tomar um drink em frente a Magere Brug. A vista é linda e ficou famosa no filme do 007.

foto 12

Logo pela manhã, saímos em direção a Marienplatz, a praça central. No caminho várias lojinhas, uma delas de bordados de uma ONG de leprosos. Peças únicas, um achado.

foto 13

Ao chegar à praça, foi maravilhoso ver crianças tendo aula de história entre os monumentos.

foto 14

Almoçamos no tradicional Hofbräuhaus am Platzl, cervejaria fundada em 1589. Não deixe de comer o tradicional Eisbein. No último dia, a duas horas de Munique fica o Castelo de Neuschwanstein, na região da Bavaria. Lindos alpes, inevitável lembrar do filme Noviça Rebelde!

foto 15 a

Em resumo, viajar é o melhor investimento que se pode fazer, e com a três gerações da família foi a realização de um sonho. Aconselho a todos terem a mesma experiência que tive, de visitas às origens de nossos ancestrais, de ver e entender de onde vem nossos gostos e tradições… Enfim, se encontrar.

 

 

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box