CULTURA E VARIEDADES DESTAQUE

Um passeio pelo Distrito Federal

Foto 01

com Eduardo Bonamigo

Brasília é uma cidade moderna e planejada. Seu conceito foi pensado através de um concurso entre os arquitetos brasileiros (ser brasileiro era um requisito para participar). E assim nasceu um projeto inovador e muito bonito em que a cidade foi construída em forma de um avião. É facilmente identificado, no mapa, ficam nítidas as asas e o corpo do avião. Aliás, o vencedor do concurso foi um arquiteto chamado Lúcio Costa. Após a aprovação do projeto, o presidente da época, Juscelino Kubitschek, escolheu outro arquiteto de renome, Oscar Niemeyer, para ser responsável pela construção de monumentos. Niemeyer foi autor dos projetos do Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Supremo Tribunal Federal, dentre outros.

Foto 02

Muito da história da capital se conhece ao visitar o Memorial JK, museu em homenagem a Juscelino Kubitschek. É parada obrigatória aos visitantes, pois além de toda a história que possui em seu interior (é extremamente bem cuidado, organizado e tecnológico), a arquitetura e sua composição são uma atração à parte.

Uma curiosidade que se percebe andando por Brasília é que não há cruzamentos no trânsito. A ideia é que ele esteja sempre fluindo e assim se tem uma cidade “sem esquinas”, como os moradores afirmam.

Visão além do alcanceFoto 03

A Torre de TV foi concebida para receber antenas de TV e rádio da cidade. Impressiona pela imponência, afinal, é uma das estruturas mais altas do Brasil. A vista panorâmica da cidade, em especial das ‘duas asas do avião’ (Asa Sul e Asa Norte, como são chamadas), nos faz entender a lógica da cidade planejada e sem cruzamentos. No local acontece a feira da cidade, com exposições e lojas de artesanato com artistas locais.

 

Foto 05

Os pilotos da aeronave

Na cabine do avião estão o Congresso Nacional (casa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal), o Palácio do Planalto (local de trabalho do Presidente da República) e o Supremo Tribunal Federal (a última instância do Poder Judiciário).

Foto 04

O Congresso Nacional possui no centro duas torres de igual tamanho, e ao lado de cada torre há uma concha, uma voltada para baixo que representa o Senado Federal e outra voltada para cima que representa a Câmara dos Deputados. É nesse local que as lei federais do País são produzidas, portanto, é a casa das leis brasileiras.

 

foto 07

Na Praça dos Três Poderes há o monumento Os Dois Guerreiros, também conhecido como Os Candangos, uma homenagem aos operários construtores da capital.

 

Foto 06

O Palácio do Planalto, o Palácio do Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional estão localizados na Praça dos Três Poderes, próximos um do outro, simbolizando que apesar de próximos, um exerce poder fiscalizador em relação a o outro e todos exercem suas atribuições de forma independente.

 

jardim-559319BA-FD09-48FC-9DAD-C427C32427F5 2O Jardim Botânico da cidade é uma atração e tanto. Um lugar belíssimo que proporciona momentos de muita tranquilidade perto da natureza. Jardins japoneses, trilhas, orquidário, a flora e fauna local compõem o lugar. Além de dois restaurantes que podem ajudar a fazer um piquenique junto da natureza.

parque-03176A7B-297E-4EEB-A890-EEED7EA62FE5 2

EDUARDO E MÔNICA CAROL A cidade possui vários parques, sendo que um dos maiores e mais famosos é o Parque Sarah Kubitschek, conhecido como Parque da Cidade (local em que o Eduardo combina o primeiro encontro com a Mônica, da música do Legião Urbana).O parque é gigante, muito bonito, organizado, limpo e bastante movimentado. Nos seus vários estacionamentos acontecem eventos locais, como o Buraco do Jazz, às quintas-feiras, degustação de cervejas artesanais, dentre outros. Quando estiver na cidade, é importante verificar os eventos que estarão acontecendo por lá.

cine drive in

Como apreciador da sétima arte, um lugar que visitei foi o Cine Drive-in. Um momento de reviver o passado. É um cinema ao ar livre, em que você assiste o filme de dentro do carro, modelo de algumas décadas atrás. É o último cinema neste estilo em funcionamento no Brasil. Foi um experiência e tanto, valeu muito a pena.

Existem várias tantas outras atrações em Brasília, como o Palácio da Alvorada (residência oficial do presidente da República), a Ponte Juscelino Kubitschek e a beleza do lago Paranoá. Meu passeio foi acompanhado da minha querida esposa, Maria Carolina, que se encarregou de registrar em belas fotos. Pois bem, independente da sua opinião política, de mercado ou de sociedade, a cidade merece ser conhecida de perto e ver tudo que possui de maravilhoso, muito além de decisões do Estado.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box