CULTURA E VARIEDADES DESTAQUE PRAZERES DO INVERNO

Um bom vinho para aquecer o inverno

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Com a chegada do frio, a procura por bons vinhos aumenta. Considerado o néctar dos deuses, a bebida desperta em seus apreciadores a evolução do paladar.

O mercado de vinhos cresce diariamente no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, atualmente a área de produção vitivinícola no País soma 83,7 mil hectares, com mais de 1,1 mil vinícolas no território nacional. Embora o consumo do brasileiro pela bebida tenha aumentado (chegando a dois litros per capita por ano), ele ainda é considerado baixo quando comparado aos nossos vizinhos, Chile e Argentina, que consomem 17,46 litros e 23,46 litros anuais respectivamente.

IMG_4394Para quem tem o hábito de degustar vinhos regularmente, o apreço pela bebida tende a crescer concomitante com a exigência do paladar. A busca por novos aromas e sabores é constante e encanta a quem se dispõe a estudar sobre o assunto. Isso é o que garante o empresário Mario Malko, proprietário da Assemblage, loja especializada em vinhos, de Chapecó. “Para cada pessoa há o vinho correto, e isso depende do contato de cada um com a bebida. Com o passar do tempo, aprimora-se o paladar. Os vinhos vão dos mais leves e frescos – como brancos e frisantes – até os mais estruturados e robustos”, explica.

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A loja, há oito anos, tem a missão de levar a cultura do vinho às pessoas, uma vez que não se dedica apenas à venda do produto, mas disseminar conhecimento, com palestras e cursos de degustação, ministradas por um sommelier. “O vinho deve proporcionar o equivalente ao valor investido, e para isso é preciso estar preparado para consumi-lo. Desta forma, ministramos cursos de degustação de vinhos, aqui mesmo na loja, falando desde a história do vinho e todo o processo de criação da bebida, com degustação de vários rótulos de diversos países”, conta Mario. Além disso, a Assemblage promove palestras com enólogos de vinícolas brasileiras e eventos de harmonização, em parceria com restaurantes. “Desta forma, o público tem a oportunidade de conhecer vários tipos de vinhos, em perfeita harmonia com gastronomia”.

A loja dispõe também de todos os acessórios necessários para uma adega. Decanters, abridores, corta-gotas e taças.

A loja dispõe também de todos os acessórios necessários para uma adega. Decanters, abridores, corta-gotas e taças.

Bebida com alma

O empresário descreve o vinho como algo vivo, em constante evolução. “Assim como nós, o vinho também amadurece. Ele evolui na garrafa, atinge seu apogeu e depois começa a morrer. Por isso é uma bebida que ‘conversa’ com as pessoas”.

IMG_4383Ele explica que toda a loja foi projetada em conjunto com uma arquiteta e um sommelier, com o intuito de armazenar o produto da melhor maneira possível. Ambiente fresco, com baixa incidência de luz e prateleiras com inclinação de 35°. “Deixamos assim para manter a rolha umedecida na medida certa. Se a garrafa ficar deitada, a rolha será completamente embebida e vai expandir, podendo, com o tempo, favorecer a entrada de oxigênio, o que vai modificar o vinho”, explica Mario.

Cuidados de quem realmente entende e aprecia o que faz. “Geralmente, quando se está num local especializado, uma loja ou uma vinícola, você tem o contato com o profissional do vinho. Ele está ali para te auxiliar na escolha e também nas informações necessárias para harmonizar bem a sua bebida e poder aprecia-la ao máximo”.

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