SAÚDE E BEM-ESTAR

Trombose venosa profunda

bruce-christianson-559098-unsplash

Por Fernando Bonetto Schinko

Cuidar da saúde para que nada dê errado em nossas férias.

Fim de ano chegando, planejar as férias, logo imaginamos uma viagem, prazer e diversão, praia, piscina ou visitar a família. Temos apenas planos para curtir e não queremos que nada dê errado, não é mesmo? Então temos que cuidar da saúde. Nesses períodos, um problema que pode atrapalhar nossos planos é a trombose. Ela acontece quando o sangue coagula dentro das veias, dificultando o retorno venoso do sangue para o coração. Constitui uma condição que pode ocasionar embolia pulmonar, que é muito grave.

Os sinais e sintomas são de dor na panturrilha e inchaço na perna, piorando ao caminhar e deixar a perna abaixada. Aliviando quando a eleva. Mas temos como prevenir esse problema:

* Evite ficar longos períodos parado na mesma posição;

* Se for viajar, procure parar e caminhar a cada duas ou três horas por pequenos períodos e curtas distâncias. Pode ser em um posto de gasolina, restaurante, corredor do ônibus ou avião. Esses cuidados aliviam a sensação de peso, o inchaço e diminui a possibilidade de trombose;

* Mantenha-se bem hidratado, a circulação agradece;

* Coma frutas e verduras, uma boa alimentação é a base de uma vida saudável;

* As meias elásticas são uma boa opção para prevenir a trombose, ajudando a aumentar o fluxo do sistema venoso profundo;

Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de medicações para a prevenção efetiva da trombose. Em caso de dúvidas, procure um médico vascular, ele pode esclarecer e indicar o melhor método para o seu caso.

 

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box