DESTAQUE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA

Tecnologia e Negócios: O que o Google sabe sobre você?

hands-typing-on-laptop-with-smartphone-and-coffee

Agnessa Almeida Leite – Diretora de Social Media da Jump Comunicação, administradora, especialista em Marketing Digital e apaixonada pelo mundo dos negócios e tecnologia | @agnessaleite

Alguma vez você se perguntou o que o Google sabe sobre você? Além de todas as informações na internet que levam o seu nome, o Google monitora todos os seus passos na internet. Isso é baseado, inclusive, em informações que você disponibiliza voluntariamente e outras que são deduzidas com base no seu comportamento online.

O Google usa seus dados para oferecer anúncios direcionados para o seu perfil. Para isso, ele o insere em diferentes categorias de comportamento e preferências. Você pode descobrir em quais categorias se neste link: http://www.google.com/settings/ads/.

Seu histórico de localização

Uma das coisas mais surpreendentes, porém, previsíveis, que o Google faz, é manter um registro detalhado de sua localização. Isso acontece quando você tem um smartphone e permite que a empresa tenha acesso a este tipo de informação para melhorar serviços como o Google Now, Maps e etc. Ou seja: isso é opcional.

Mas isso não torna a ferramenta menos assustadora. Você pode ver as informações que a empresa tem sobre sua neste link: https://maps.google.com/locationhistory.

man-791049_1920

Recentemente, o gigante também passou a transformar o histórico de localização em um recurso dentro do Maps, que destaca viagens que você tenha feito e fotos que você tenha tirado em determinado local, inclusive mapeando as fotos que você tirou, onde e em que horário.

Com essas facilidades, a ferramenta ficou mais aceitável, mas mesmo assim, apesar das justificativas da empresa, que diz ter foco total nas facilidades e ferramentas ao usuário, desta forma o Google consegue monitorar praticamente todo seu movimento.

Caso você esteja pensando: como parar isso?

Na parte inferior, você pode clicar em Pausar histórico de localização”, se não estiver, você também pode apagar todo o seu histórico clicando no ícone da engrenagem no canto inferior direito e selecionando Excluir todo o histórico de localização”. Bem como excluir na ferramenta todos os dados que ali constam.

Tudo o que você já pesquisou

Para surpresa e desespero de muitos, o Google também registra tudo o que você pesquisa e com dados detalhados sobre quais sites você mais acessou, a partir das buscas realizadas. Basta acessar este link e testar: https://www.google.com/history/.

Ele não guarda apenas suas buscas, mas basicamente TODA a sua atividade vinculada a uma conta do Google.

Você também pode baixar um arquivo com todas as suas pesquisas acessando esta área:

imagem-01

 

É interessante observar que, quando um usuário tem o hábito de realizar pesquisas por voz, seja pelo desktop ou pelo celular, você também tem seu histórico de buscas guardado, com direito a uma gravação da sua voz fazendo a pesquisa. E estas pesquisas, você pode conferir aqui: https://history.google.com/history/audio?hl=pt-BR.

Seu histórico no YouTube

Para recomendar novos vídeos, o YouTube guarda informações sobre o que você procura e o que você de fato assiste no serviço. Para conferir seu histórico de busca, você pode acessar este link: https://www.youtube.com/feed/history/search_history.

Se você quiser conferir tudo o que você já assistiu no serviço, veja neste link: https://www.youtube.com/feed/history.

É incrível como essa ferramenta retém, analisa e arquiva todos os nossos dados, além de ter acesso a todas as informações que ficam retidas em nosso Google Drive, Gmail, Google Apps, Google Meu Negócio, etc. A empresa, além de ser uma das mais inovadoras, ainda retém dados essenciais para diversos tipos de atividades, que podem ser usados ou não pela empresa, basta que você permita que elas sejam captadas e não as remova.

surfing-online

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box