NEGÓCIOS E TECNOLOGIA

SW Agro Chapecó apresentou ideias inovadoras para o Agronegócio

SkEyes - equipe vencedora do SW Agro Chapecó

Após 54 horas de intenso trabalho, evento encerrou no domingo (15) à noite com a premiação dos melhores projetos de startups.

Solucionar problemas do agronegócio, melhorar a produtividade, oferecer sustentabilidade ambiental, econômica e qualidade de vida no campo. Estes eram os objetivos dos participantes da terceira edição do Startup Weekend Chapecó, uma rede global de líderes e empreendedores que tem como missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades, em um evento de imersão em apoio à cultura empreendedora.

“Sem dúvidas, o agronegócio é o ponto principal da nossa região. Estamos em constante evolução, e o essa matriz econômica é muito diversificada, com uma quantidade enorme de produtos de exportação que movimenta bilhões de dólares mensalmente. Santa Catarina é o maior produtor de carne suína. O SW Agro veio pensar como melhorar a vida do produtor, da indústria e, consequentemente, do produto”, destacou o consultor do SW Agro Chapecó, Vincenzo Mastrogiacomo, presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste).

Equipe organizadora do SW Agro Chapecó

Equipe organizadora do SW Agro Chapecó

Mais de 20 ideias foram apresentadas e 12 escolhidas para serem desenvolvidas ao longo do fim de semana. Os participantes montaram seus times multidisciplinares e trabalharam intensamente para apresentar um modelo de negócio inovador e sustentável à equipe de jurados. “Todas foram soluções práticas e aplicáveis ao agronegócio. É fundamental, pois nossa região vive disso. A premiação é para aqueles que se destacaram mais. Mas o foco do SW Agro é o processo de criação, pois, ao sair daqui, todo o conhecimento adquirido irá potencializar a aplicação no dia a dia. A partir de hoje, com certeza, ter uma ideia não terá mais o mesmo significado. A riqueza maior é a fomentação de tudo isso para a comunidade envolvida”, afirmou a jurada Ana Marcia Debiasi Duarte, Gerente Administrativa da Unoesc Campus Chapecó.

O vencedor do SW Agro Chapecó foi a startup SkEyes, formada por Lucas Ferronato (desenvolvedor), Graciela Pelegrini (engenheira mecânica), Thiago Soffiatti Souza (empresário) e Marcelo Capeletto (analista de sistemas). A ideia principal foi desenvolver um software de geração de mapas de calor para plantações. “Hoje já existe esse serviço, mas é muito caro, utilizado pelo dono da fazenda que está trabalhando com uma agricultura de precisão. A nossa jogada foi abstrair um serviço existente e entender uma outra área que está sedenta por essa ferramenta, agregando valor, como as cooperativas”, explicou Lucas. “Quando fomos para a rua, validar a ideia, verificamos que o problema existente não era exatamente o que pensávamos, então adequamos o nosso modelo de negócio. Em apenas 54 horas conseguimos fazer uma validação muito eficiente do nosso mercado. Tivemos altos e baixos, mas agora estamos na euforia de ter ganhado o primeiro lugar”, completou Graciela.

Equipe da SkEyes defende sua startup aos jurados

Equipe da SkEyes defende sua startup aos jurados

As demais equipes premiadas foram Uai Fruit com o segundo lugar e a Plante Certo, com o terceiro.

Sobre o evento

O Startup Weekend é conhecido por sua imersão na área trabalhada, pelas experiências adquiridas e ideias que tornam startups grandes empreendimentos. Mais de 8 mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 150 países.

O SW Agro Chapecó aconteceu entre os dias 13 e 15 de abril, na Fasul Eventos. Para o líder da equipe organizadora, Wilian Suzin, os objetivos foram alcançados com sucesso. “As ideias foram trazidas e trabalhadas da melhor maneira possível. Os mentores estiveram presentes, ajudando o tempo todas as equipes. E tudo isso foi construído para que chegasse ao final e pudéssemos proporcionar um fim de semana de empreendedorismo na prática e mostrar o quão eficazes as pessoas podem ser quando se juntam em equipes qualificadas e multidisciplinares”, enalteceu Suzin.

A startup Plante Certo ficou em terceiro lugar do SW Agro Chapecó

A startup Plante Certo ficou em terceiro lugar do SW Agro Chapecó

Uai Fruit ficou em segundo lugar no SW Agro Chapecó

Uai Fruit ficou em segundo lugar no SW Agro Chapecó

Sobre o autor

Carol Bonamigo

Carol Bonamigo

Jornalista, pós-graduada em Cinema, viciada em cultura pop e dependente de um app pra organizar todas as séries que assiste.

Deixe seu comentário

Gestor Box