CULTURA E VARIEDADES

Semana para ir ao teatro em Chapecó

Foto:  Camila Almeida/ Divulgação/ PMC
Foto: Camila Almeida/ Divulgação/ PMC

Começou na segunda-feira (22), o Festival Nacional de Teatro de Chapecó. Em sua 9ª edição consecutiva o evento movimenta o município e já traz grandes nomes da área teatral para apresentações inéditas. A primeira atração do festival foi o Espetáculo Caranguejo Overdrive, da Aquela Cia de Teatro, do Rio de Janeiro. A programação completa está disponível na página da Prefeitura.

O musical, premiado no cenário nacional, trouxe em cena cinco atores e três músicos, para contar a história do personagem Cosme, ex-catador de caranguejos do mangue carioca, que integra as forças brasileiras na guerra do Paraguai e enlouquece no campo de batalha. No seu retorno ao Rio, encontra uma cidade em grande transformação. O espetáculo integrou o evento em parceria com o Sesc, por meio do Palco Giratório e a peça lotou o palco II no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

A abertura oficial do Festival aconteceu na terça-feira (23), no Teatro Municipal, com um espetáculo teatral voltado a um público muito importante: as crianças. A peça “Jardim: solo poético para crianças”, da Cia Tecer Teatro de Curitiba, trouxe cores, luzes, tecidos acrobáticos e um texto poético, para contar para os pequenos as fases da existência humana. Para a atriz Fabiana Ferreira, integrante da Tecer, é um desafio fazer um espetáculo ao público infantil. “É sempre desafiador trabalhar em um espetáculo para crianças. Os adultos assistem e não se manifestam, elas riem, gritam e reagem a todas as ações. Isso é muito gratificante. Sinto-me honrada em fazer a abertura desse Festival tão importante”, disse.

Jessica Comper
Programação de espetáculos vai até domingo, dia 28 de maio. Foto:  Camila Almeida/ Divulgação/ PMC

De acordo com a Secretária de Cultura, Roselaine Vinhas, “a formação de plateia é muito importante e um dos principais objetivos do Festival. Agradecemos e parabenizamos todas as escolas e professores que tiveram a iniciativa de trazer as crianças para o evento. Certamente eles saíram do Teatro Municipal com uma grande experiência cultural”, enfatiza.

Até a tarde desta terça-feira, cerca de 2 mil pessoas já assistiram aos espetáculos. Mais de vinte escolas públicas e privadas trouxeram seus alunos para o Festival. Maurício dos Santos, morador de União da Vitória, aproveitou a visita a Chapecó e trouxe a esposa e os filhos para assistir a peça. “Nós achamos muito legal. Nosso filho gosta muito de ir ao teatro, então conferimos os espetáculos e fizemos um programa em família”, conta.

O festival prossegue até domingo com uma programação extensa e gratuita para todas as faixas etárias. “O evento traz a democratização do acesso à arte além de estimular desenvolvimento cultural, intensificar as ações de produção, formação de plateia e de trabalhos dos artistas locais. Convidamos toda a comunidade para que chegue com uma hora de antecedência, retire a sua ficha e participe”, finaliza a Secretária de Cultura.

Para a Maria Eduarda Zanchet, de 7 anos, o motivo para ir ao teatro é muito claro: “o teatro também é educação. A gente aprende muitas coisas e assim vai sabendo cada vez mais. E isso é muito bom para as crianças”, enfatiza.

Todas as apresentações são gratuitas. Foto: Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.

Todas as apresentações são gratuitas. Foto: Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.

Programação desta quarta

9h30 – Espetáculo: Esse Corpo Meu?

Téspis Cia de Teatro – Itajaí

Classificação indicativa: 16 anos

Duração do espetáculo: 53 minutos

Local: Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de público: 1000 pessoas.

10h – Espetáculo: Cambito Vocacionado

Daniel Henrique Sagave – Chapecó

Classificação indicativa: 14 anos

Duração do espetáculo: 45 minutos

Local: CEU das Artes

Limite de público: 75 pessoas.

15h30 – Espetáculo: Contos da Corte

Cia de La Curva -Chapecó

Classificação indicativa: 6 anos

Duração do espetáculo: 40 minutos

Local: Praça Coronel Ernesto Bertaso

Limite de público: Livre.

19h15 – Apresentação do Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó.

20h –  Espetáculo: As Margens do Rio de  Rosa

Cia Duavesso – Chapecó

Classificação indicativa: 15 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes

Limite de público: 1000 pessoas.

21h30 – Espetáculo: Tomara Que Não Chova

Téspis Cia de Teatro (Itajaí – SC)

Classificação indicativa: 12 anos

Duração do espetáculo: 48 minutos

Local: Palco 2 – Sala Welcy Canals – Centro de Cultura e Eventos

Limite de público: 200 pessoas.

Texto e fotos:  Camila Almeida/ Divulgação/ PMC

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box