SAÚDE E BEM-ESTAR

Saúde vascular

2534671

O verão está chegando e o consultório fica cheio de pacientes perguntando como ter pernas bonitas e saudáveis. Muitas vezes, a primeira manifestação de uma doença venosa é o aparecimento dos famigerados vasinhos ou telangiectasias. A doença venosa é classificada desde nivel 1 – as telangiectasias, até nivel 6, a qual pode formar ferida secundária a varizes. E como fazer para manter a saúde das pernas? Bem, inicialmente temos que ter em mente que varize é uma doença crônica, com origem principal na genética de cada um, logo, essa condição acompanha a pessoa por toda a vida, mas pode manifestar-se através das varizes propriamente ditas, ou pode ser controlada.

Como medidas básicas para a prevenção da doença venosa, podemos utilizar de métodos comportamentais, aqueles em que não são usados medicamentos. São eles: exercícios regulares como a caminhada, na qual proporciona um aumento do fluxo venoso pelo sistema profundo e gera uma redução da pressão no sistema superficial, diminui o estresse da parede da veia e favorece a saúde das pernas. A manutenção do peso dentro da faixa normal, ou seja, manter o IMC de 20 a 26 para homens e de 19 a 25 para mulheres. Dessa forma, temos uma diminuição da pressão abdominal e, consequentemente, das veias. Por último, o uso de meias elásticas, oferecendo uma maior resistência dos tecidos ao redor da veia, bem como um aumento da velocidade do sistema venoso profundo, proporcionando benefícios semelhantes aos da caminhada.

Outras medidas que podem ajudar são manter hábitos alimentares saudáveis e evitar álcool e cigarro. A partir do momento que a doença das varizes já se estabeleceu, podemos lançar mão de um método invasivo de tratamento para controlar a manifestação.

Dos tratamentos que existem no nosso meio, temos a possibilidade de cirurgia convencional, radiofrequência e espuma, métodos que o médico vascular especialista pode indicar como mais efetivo para o seu caso.

 

Fernando Bonetto Schinko CRM/SC 11403 / RQE 10908 Médico especialista em cirurgia vascular, endovascular e doppler vascular

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box