SAÚDE E BEM-ESTAR

Saúde da mulher: a importância da visita ao ginecologista

Ginecologista Dra Jussara Lunardelli
Ginecologista Dra Jussara Lunardelli

Em entrevista com a Dra. Jussara Locatelli, ginecologista com mais de 30 anos de experiência, perguntamos sobre os motivos pelos quais a mulher deve fazer consultas regulares para manter sua saúde em dia.

Segundo a doutora, as consultas periódicas ao ginecologista devem fazer parte da rotina de cuidados das mulheres. Um acompanhamento especializado desde a puberdade auxilia no cuidado e prevenção de doenças do sistema reprodutor, além do câncer ginecológico – colo de útero, mamas e ovário.

“O conhecimento de um profissional especializado é essencial para que se realize a investigação e o tratamento de alterações hormonais nas diversas fases da vida, no planejamento da maternidade, anticoncepção, dificuldades sexuais e suspeitas de doenças sexualmente transmissíveis.”, explica Jussara.

A indicação é que a visita a um ginecologista aconteça, pelo menos, uma vez a ano, para garantir a saúde e o bem-estar feminino. Porém, em alguns casos, é necessário que as mulheres busquem ajuda o quanto antes: o aparecimento de lesões vaginais ou vulvares, corrimentos não habituais com mau odor ou prurido, sangramentos diferentes do habitual, cólicas menstruais intensas, forte dor abdominal ou pélvica e febre são alguns dos sinais em que é indispensável a consulta médica imediata.

As principais especialidades atendidas pelo profissional ginecologista são:

Endocrinologia ginecológica: Alterações hormonais podem ocasionar transtornos físicos e psicológicos. Por isso, a correção ou substituição hormonal, orientada por um ginecologista, pode suprir a falta ou o excesso de hormônios no corpo da mulher, aliviando os sintomas.

Menopausa: A menopausa ocorre por volta dos 50 anos de idade. É nessa fase que se encerram os ciclos menstruais e ovulatórios, ocorrendo diversas transformações no corpo feminino. Uma atenção especializada permite que as mulheres passem por esse período sem sofrer com quaisquer sintomas.

Prevenção de câncer: Os cânceres de mama e de colo de útero são os que mais afetamas mulheres. Por isso, o autoexame das mamas, a mamografia (quando necessário) e oteste Papanicolau (preventivo) devem ser realizados periodicamente. Quando detectadas precocemente, as chances de cura aumentam drasticamente.

Video colposcopia: O exame de video colposcopia é um importante instrumento que permite que o ginecologista examine o colo do útero, paredes vaginais e vulva a partir de imagens aumentadas, podendo detectar lesões iniciais com maior precisão. Lesões muito pequenas, como as do HPV ou do câncer podem ser visualizadas neste exame,possibilitando a orientação do tratamento o quanto antes, sempre aliado ao examePapanicolau.

Sexologia feminina: O bem-estar sexual é importante para uma vida feliz. O sexo fortalece a aproximação entre o casal, trazendo benefícios para o corpo e para a alma. Os distúrbios sexuais têm solução e requerem a ajuda de um profissional especializado para indicar os melhores tratamentos.

Deixe seu comentário

Gestor Box