CULTURA E VARIEDADES DESTAQUE

Road Trip pela Patagônia

Foto Capa

Viajar de carro, para nós, é a forma mais mágica que existe. A ideia de rodar centenas de quilômetros por estradas desconhecidas sempre nos deixa empolgados, porque nós, a jornada é tão (ou mais) importante quanto o destino. Para quem tem o mesmo sentimento que nós, o melhor destino, com certeza, é a América do Sul. Em 2016 visitamos o Deserto do Atacama e Salar de Uyuni de carro, e agora chegou a vez da Patagônia.

O sul do Chile/Argentina é definitivamente um dos lugares mais bonitos do mundo e está relativamente perto da gente. Para quem gosta de apreciar o visual de montanhas, lagos e lindas estradas, certamente ir de carro é a melhor pedida. Então, pesquisamos bastante, olhamos vários relatos e conversamos com pessoas que fizeram o mesmo. Foram meses de planejamento, economias e organização. Equipamos nosso carro, fizemos as revisões necessárias e optamos por investir em uma barraca de teto, que nos daria a liberdade de dormir em qualquer lugar que quiséssemos.

O Roteiro 

Saímos do Brasil por Uruguaiana-RS e seguimos para Federación-AR, Buenos Aires, descendo pela ruta 3 para Bahia Blanca, Puerto Pirâmides, Rada Tilly, Rio Gallegos, entramos no Chile e atravessamos o estreito de Magalhães com a balsa. Seguimos até entrar na Argentina e pegar novamente a ruta 3 e seguir até Ushuaia.

Na volta, saímos de Ushuaia para Puerto Natales, Torres del Paine, El Calafate, El Chalten, Chile Chico onde começamos a carreteira austral. Fomos para Cochrane, Tortel, Puerto Rio Tranquilo, Coihaique, saindo da carreteira em Futaleufu. Seguimos para Bariloche, Villa La Angostura, Puerto Varas, no Chile, e subimos para Pucon, por causa de um problema no carro e tivemos de refazer nosso trajeto da volta. Iríamos para Santiago e Mendoza ainda, mas como ficamos duas semanas parados em Pucon, encurtamos o retorno por Santa Rosa, Federación e, finalmente, Brasil.

Puerto Pirâmides / Península Valdés

por do sol - peninsula valdes

A Península Valdés é incrível. Além de nos possibilitar ver lobos e elefantes marinhos, pinguins e muitos guanacos de perto, ainda nos presenteou com o pôr do sol mais lindo de nossas vidas.

Ushuaia

DCIM100GOPROGOPR0661.JPG

DCIM100GOPROGOPR0661.JPG

Era um dos destinos mais aguardados. É uma cidade muito turística e, por isso, os passeios e pacotes são bem caros. Mas existem opções baratas que você pode fazer sozinho. A laguna esmeralda, é um exemplo. Se quiser um passeio como a navegação até o canal de Beagle, não tem como fugir de agência de turismo, e o preço é um pouco salgado, mas vale cada centavo. Fizemos e foi um dos melhores passeios de toda viagem.

Pucón

termas geometricas

Uma cidade relativamente pequena, turística e com muitos lugares bonitos a serem vistos  vários passeios disponíveis. Mas o que mais recomendamos na região são as Termas Geométricas. Termas de águas quentes naturalmente, em meio a natureza, com temperaturas que variam entre 35º e 45º, o visual é incrível e a experiência muito relaxante.

Torres Del Paine

lago pehoe

O Parque Nacional, declarado Reserva da Biosfera pela Unesco, se mantém como uma das áreas mais bem protegidas do planeta. São quase 800 mil km² de paisagens de tirar o fôlego, um ambiente quase inabitado por homens, mas repleto de vida. O trekking até a base das torres é muito cansativo, mas com certeza recomendamos a todos e garantimos que vale a pena o perrengue.

El Chalten

laguna de los tres

É um atrativo para quem é apaixonado por trekking, montanhismo e natureza. Fizemos os trekkings para a Laguna Torre e a Laguna de los Três/Fitz Roy.

El Calafate

perito moreno

 

O objetivo principal de quem vai para El Calafate é conhecer o Glaciar Perito Moreno. Ficamos boquiabertos assim que nos deparamos frente a frente com a imensidão de gelo.

 

 

Texto e fotos: Sarah Heffel e Eduardo Ely

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box