GERAL

Quando adestrar o seu cão

IMG_4192

Muito além dos comandos de “senta” e “deita”, o adestramento pode ser uma forma de melhor ensinar para o seu animalzinho as regras da casa.

Falamos aqui sobre os possíveis transtornos que problemas de comportamento no seu cão podem acarretar e como corrigi-los. Com preciosas orientações da Escola de Adestramento para Cães Dog Show, descobrimos que recreação e interação são soluções eficazes para trazer qualidade de vida para o seu pet.

IMG_4189Outra especialidade do estabelecimento é no adestramento de cães, ensinando-os a atender comandos de voz e gestos e, desta forma, tornando-os mais disciplinados. “A obediência é conseguida através de estímulos. E sempre lembramos que as atitudes do cão são, muitas vezes, reflexo do próprio dono. Portanto, cada um deve fazer a sua parte”, lembra a proprietária da Dog Show, Lucia Helena Franco.

A médica veterinária é especialista em comportamento canino e já perdeu as contas de quantos cães adestrou desde que iniciou nesta atividade, há 11 anos. “Os cães são animais inteligentes e entendem quando conversamos com eles. Só precisamos encontrar a maneira certa de nos comunicarmos”, afirma Lucia. Através de estímulos positivos e valorização de atitudes corretas o aprendizado se torna rápido e eficaz, além de divertido para ambas as partes. Mas é preciso respeitar a particularidade de cada um.

montagem adestramento

Uma recompensa quando o cachorro fizer a necessidade no local correto ou quando atender a algum comando pode ser uma forma de ajuda-lo a assimilar que tomar aquele caminho é a melhor opção. “O dono também deve ter disciplina para manter os comandos. Os dois devem aprender juntos, pois não queremos que o cão se comporte apenas na aula, e não quando chegar em casa”, explica a veterinária.

Outro fator importante é ter paciência e nunca ser agressivo com o mascote. “Muitas vezes, alguns comportamentos acontecem por carência, como uma forma de chamar atenção. Deve-se saber diferenciar isso”. Há também outras funções para o adestramento, como treinar cães policiais, guias de cegos, cães pastores e de guarda. Para cada um dos desempenhos, a melhor opção é procurar por um profissional da área.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box