CULTURA E VARIEDADES

Qualquer pessoa pode aprender música?

wizard

A maioria das pessoas, em algum momento da vida, já sonhou em tocar algum instrumento musical ou até mesmo cantar. Mas sempre fica uma dúvida sobre se essa, de fato, é uma habilidade restrita somente aos talentos natos. Para Fabiano Fischer, professor com mais de 20 anos de experiência no ensino, existem alguns critérios importantes e que não podem ser ignorados na hora de aprender música.

Wizard Chapecó Fabiano, todos podem aprender música?

Fabiano Fischer Trabalhei com os mais diversos tipos de alunos e conclui que, de fato, todos podem aprender. Tocar as músicas favoritas na roda de amigos ou na festa de família é possível para qualquer um. É claro que nem todos vão se tornar um Beethoven, mas todos podem realizar o sonho de tocar um instrumento musical.

WC Mas e sobre idade, é necessário começar na infância?

FF Eu tive experiência de ensinar as mais diversas idades, mas uma em especial me chamou a atenção. Um senhor de 70 anos finalmente decidiu aprender acordeon. Nesta ocasião tomei como desafio descobrir se idade era restrição para o aprendizado. E, para minha surpresa, foi possível ensiná-lo. Foi uma experiência incrível ver aquele senhor tocando as músicas de sua época com os olhos cheio de lágrimas.

WC E o talento é tão necessário quanto o esforço?

FF O talento certamente ajuda no início, dando uma facilidade inicial, mas talento não é nascer sabendo algo. É ter facilidade para começar, uma predisposição. Mas, na prática, percebi que pessoas com talento nem sempre chegam tão longe, pois acabam desistindo de tocar quando encontram a primeira dificuldade. Elas se frustram por não conseguirem algo e, como sempre foi fácil antes, acabam desistindo. Já as pessoas que não têm tanta facilidade inicial, aprendem desde o início que é necessário algum esforço para ter resultado, por isso acabam indo mais longe.

WC Sobre a sua parceria com a Escola de Idiomas Wizard, quais projetos vêm pela frente?

FF Muitos estudos têm sido feitos em relação a aumentar a eficiência do ensino. Assim tem surgido a tendência mundial de implementar o cross-learning, ou aprendizado cruzado. Aprender uma matéria ou habilidade, utilizando outras matérias ou habilidades em conjunto tem se demonstrado uma forma muito rápida de se alcançar resultados em ambos. Assim, junto com a Wizard Chapecó, estamos lançando quatro cursos: Violão, Canto, Desenho e Robótica. A grande novidade é que eles podem ser feitos em Inglês. No caso da robótica, o curso é em português, porém toda a linguagem de programação é em Inglês também.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box