SAÚDE E BEM-ESTAR

Poluição atmosférica interfere na respiração

Poluição favorece doenças respiratórias

Altos níveis de poluição do ar favorecem o surgimento de doenças respiratórias.

No dia 22 de setembro foi comemorado o Dia Mundial Sem Carro, uma iniciativa francesa que se estendeu pelo globo como forma de alertar a população para ações em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, em todo o planeta, nove em cada 10 pessoas respiram ar poluído, considerando a qualidade do ar como uma emergência de saúde global. Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos, britânicos e chineses considerou dados de 228 países e concluiu que 3,5 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição atmosférica.Enquanto a qualidade do ar em áreas urbanas cai, o risco de acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas e agudas (incluindo asma) aumenta para as pessoas que vivem nesses locais.

Embora todas as regiões do mundo sejam afetadas, populações de baixa renda são as que mais sofrem impacto. De acordo com o último banco de dados sobre a qualidade do ar em áreas urbanas, 98% das cidades em países de baixa e média renda com mais de 100 mil habitantes não atendem as diretrizes de qualidade do ar da OMS. Em países de alta renda, no entanto, esse percentual cai para 56%. Estamos sujeitos a desenvolver uma série de patologias em função de fatores ambientais. E a poluição das cidades favorece o aparecimento de doenças respiratórias, como a rinite alérgica. Os sintomas se manifestam especialmente no nariz, que fica obstruído, com secreção e a pessoa espirra várias vezes durante certo período de tempo. O relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) mostra que a implementação de medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa pode salvar a vida de 2,4 milhões de pessoas por ano até 2030.

 

Rodrigo Kohler CRM/SC 13278 / Otorrinolaringologista RQE 12509 Especialista em Medicina do Sono RQE 12381 / Mestre em Ciências da Saúde

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box