DESTAQUE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Os objetivos de desenvolvimento sustentável

chuttersnap-436707-unsplash (1)

Já imaginou vivermos em um mundo onde todos trabalhassem unidos em prol de um objetivo global? Cada um de nós, em nossas casas, trabalho e comunidade trabalhando por um mundo sustentável para todos? Não seria maravilhoso?

O nosso mundo ideal talvez esteja longe de ser alcançado, mas um movimento global em prol de objetivos comuns já existe e é o movimento Nós Podemos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. O movimento iniciou com o comprometimento dos países membros da ONU com a Agenda 2030, durante a 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. O acordo requer ações globais em prol do controle das mudanças climáticas, da proteção ao meio ambiente, da erradicação da fome, promoção do bem-estar da população, dentre outras propostas. Mas tantos objetivos não se originaram do nada. Eles partiram dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, que propuseram metas a serem cumpridas até 2015. Nem tudo foi alcançado, porém, a partir daí, novas ações foram traçadas e, dos oitos objetivos pensados inicialmente, foram abertos 17 ODS, para que nos níveis global, nacional, estadual e municipal sejam buscadas ações que visem cumprir as 169 metas previstas para estes objetivos. Entretanto, como fazer um movimento tão grande dar certo?

O movimento social se estrutura por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico. Cada empresa ou pessoa física pode se juntar a esse movimento, buscando disseminar em seu meio ações que busquem o cumprimento das metas traçadas. Há movimentos municipais, estaduais e nacionais estruturados pelos voluntários, que compõem para organizar o andamento de cada movimento. As ações são realizadas a nível local pensando na busca do objetivo global. Não é bacana? Pensar que o que você está fazendo aqui, em seu município, pode contribuir para a busca de um objetivo que é do mundo todo! Por isso, não fique de fora. Busque a organização local Nós Podemos (www.nospodemos-sc.org.br) e faça parte desse pequeno movimento em busca de grande resultados.

ALGUNS DOS OBJETIVOS SÃO: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável; Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação; Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade.

 

Caroline Beutler: Engenheira Ambiental e Pós-graduanda em Eng. Segurança do Trabalho

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box