GERAL

Ônibus do Programa Mulher Viver Sem Violência estará em quatro municípios da ADR Chapecó

IMG_3330

O ônibus itinerante do Programa Viver sem Violência/Mulheres e Cidadania estará em quatro municípios da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, neste mês.  Serão prestadas orientações e serviços nas áreas social, de saúde e cidadania. O programa é realizado pela coordenadoria Estadual da Mulher, nesta ação conta com a parceria da ADR, das prefeituras e instituições.

Os municípios que irão receber o atendimento móvel foram definidos a partir dos indicadores de violência contra mulher, de acordo com o levantamento do IBGE 2015. Nesta etapa estão no roteiro os municípios de Planalto Alegre (9/5), Chapecó (10 e 11/5), Águas Frias (16/5) e Nova Erechim (18/5). O veículo é estruturado com duas salas de atendimento e está percorrendo o Estado.

Segundo a secretária Executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, esta ação que conta com o engajamento dos municípios contribui no enfrentamento a violência. “Esta é uma oportunidade de refletirmos sobre a importância de identificar e combater todas as formas de violência contra mulher, com estímulos a denúncia de todos os tipos de agressão”, afirma.

Programação em Chapecó

Em Chapecó as atividades serão realizadas nos dias 10 e 11 de maio. Haverá programação voltada a toda comunidade, com atendimento e orientações às mulheres vítimas de violência. A ação conta com rodas de conversa abordando os mitos e verdade sobre a violência contra a mulher, no ônibus haverá atendimento individual com acompanhamento e suporte psicológico individual. Também serão feitos testes rápidos de saúde.

A programação será realizada pela Prefeitura de Chapecó, através da Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, tendo o apoio do projeto Guardiãs Maria da Penha da Polícia Militar, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Grupo de Apoio e Prevenção a Aids  (Gapa).

No dia 10 as atividades iniciam na EEB Professora Lídia G.Remus, em Alto da Serra, das 8h30 às 11h. No mesmo dia o ônibus será levado ao bairro Efapi, com orientações e serviços na EEB Tancredo de Almeida Neves, das 13h30 às 17h. Em 11 de maio as atividades serão no IFSC Campus de Chapecó, no bairro Seminário das 8h30 às 11h. A última parada do ônibus em Chapecó, será em frente à Praça Coronel Bertaso próximo ao EEB Marechal Bormann, das 13h30 às 17h30.

A campanha

A Campanha Permanente Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania é um Projeto construído e ratificado pelo Fórum de Enfrentamento a Violência às Mulheres do Campo, da Floresta, das Águas e Quilombolas. Contempla um dos eixos do Programa Mulher, Viver sem Violência que tem por objetivo integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira.

Crédito foto: Andréia Oliveira/ADR Chapecó

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box