SAÚDE E BEM-ESTAR

O laser no tratamento das varizes

attractive-beach-beauty-371122 (1)

Os vasinhos que aparecem nas pernas, principalmente das mulheres, constituem um transtorno considerável, só quem tem sabe do tamanho do problema. Com o verão se aproximando, a preocupação em manter a saúde das pernas em dia aumenta. Dentre o arsenal para o tratamento, muito se questiona sobre o laser.

O laser constitui em um facho de luz, emitido de uma fonte, que tem características específicas para cada ocupação. Quando o utilizamos no tratamento dos vasinhos, ele tem um comprimento de onda específico, que proporciona atingir o vaso na profundidade que se deseja e que tenha uma afinidade pelo seu alvo, que no caso, é o sangue dentro desse vasinho.

Quando o laser bate no vaso, atingindo a hemoglobina, ele aquece essa substância e gera uma cauterização do vaso, o que acaba fechando e fazendo desaparecer.

As vantagens do tratamento com laser são: maior potência e resultado mais precoce, bem como uma resposta local inflamatória menor, o que se associa a menores efeitos colaterais. Como é uma fonte de energia, não causa alergia, tendo um alto grau de segurança. É muito versátil, podendo se associar aos outros métodos, espuma ou escleroterapia líquida, melhorando ainda mais os seus resultados. Ainda oferece uma opção para o tratamento desses vasinhos para quem tem medo de agulhas.

O tratamento com laser tem poucas restrições, mas deve ser adiado se você estiver com a pele bronzeada recente (15 dias) ou com queimaduras. Os fototipos com mais melanina (pele mais escura) precisam de uma cautela maior, com configurações diferentes. Deve-se ainda utilizar proteção solar para proteger o local da aplicação pelo período de 30 dias. Cuidados adicionais são avaliados em cada caso. É importante salientar que uma boa avaliação é sempre necessária para identificar qual o melhor método que se encaixa nas suas demandas e é o cirurgião vascular ou o angiologista que vai poder avaliar e determinar o melhor método de tratamento.

O conhecimento aliado à tecnologia proporcionam os melhores resultados. Se você tiver dúvidas, procure o médico vascular, ele irá lhe esclarecer sobre as possibilidades e te ajudar a decidir qual o melhor método para o seu caso.

 

Fernando Bonetto Schinko – CRM/SC 11403 Médico especialista em cirurgia vascular; endovascular e doppler vascular RQE 10908. Integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vasulas (SBACV)

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box