CULTURA E VARIEDADES

O jogo imita a realidade

magnus-NGuNbZhfBU8-unsplash

Você pode ser ou não apaixonado por games, mas com certeza já jogou vários. Afinal, existem inúmeros jogos, literalmente para contentar todos os gostos. Mas você já ouviu falar dos newsgames? Ou já jogou algum? O termo newsgame, ou jogo de notícia, foi criado em 2003, pelo uruguaio Gonzalo Frasca, quando ele lançou o ‘September 12th’, relacionado com o combate ao terrorismo. Os newsgames são uma nova narrativa utilizada para repassar informações jornalísticas e, com o passar dos anos, ganham cada vez mais espaço.

Eles são desenvolvidos para complementar um conteúdo jornalístico já existente ou são criados de forma autônoma. No Brasil, a revista Superinteressante já teve um núcleo exclusivo para desenvolver newsgame, sendo referência no País até hoje. Confesso que quando estava no primeiro período do curso de Jornalismo e ouvi falar pela primeira vez sobre newsgame, achei tudo isso uma loucura, afinal, não conseguia ver uma relação entre jornalismo e game.

E cá estou, três anos depois, fazendo o meu próprio newsgame como produto para o Trabalho de Conclusão de Curso. Acredito que eles, assim como outras narrativas jornalísticas criadas com as novas tecnologias, vêm para acrescentar muito à área e mostrar ao seu público que a informação não está somente nas matérias dos veículos tradicionais, ela pode ser encontrada, inclusive, nos games.

Dicas de newsgame

Cutthroat Capitalism: The Game Retrata o cenário dos barcos piratas e dos ataques dentro e ao redor do Golfo de Aden.

Factitious Busca conscientizar sobre as Fake News.

O mundo da copa Relacionado com a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Folhacóptero em Belo Monte Um sobrevôo sobre a Usina de Belo Monte

 

Vanessa Marquezzan é estudante de Jornalismo e desenvolveu um newsgame para conscientizar sobre Fake News na área da saúde.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box