NEGÓCIOS E TECNOLOGIA

Lucro x caixa qual a diferença?

helloquence-5fNmWej4tAA-unsplash

No final de cada ano, as empresas brasileiras realizam o encerramento do exercício contábil e fiscal, procedem com a contagem dos estoques e encontram mais comumente os dizeres “fechado para balanço”. Toda essa energia e tempo são despendidos para apurar o resultado econômico do exercício, para saber se a empresa deu lucro ou prejuízo. Mas e quanto ao resultado de caixa? Aquele que se refere ao dinheiro propriamente dito, como são a gestão e os controles? Sobrou “algum” na conta ou empresa ficou devendo? Para início de conversa, vamos ver qual a diferença entre lucro e caixa, como é a apuração e de que maneira cada um reflete na empresa.

LUCRO Podemos considerar como a diferença entre o valor total das vendas dos produtos ou serviços e todos os gastos incorridos para realizar estas vendas, em um determinado período.

CAIXA É a diferença entre os valores efetivamente recebidos e todos os valores efetivamente pagos, em um determinado período. Consideremos que lucro e caixa possuem metodologias diferentes de apuração, o lucro traz o resultado da atividade econômica da empresa e o caixa reflete a situação financeira. Ambos devem ser analisados para a tomada de decisões, mas tenha os saldos e o fluxo de caixa projetado como sua referência, pois, eles vão ditar os investimentos, descontos, condições comerciais, enfim, o ritmo da atividade econômica é dado pela condição ou situação financeira presente e futura da empresa.

Lembre-se, não basta a atividade econômica gerar lucro, ela deve permitir um ciclo financeiro saudável para que não haja a necessidade de gastos com captação de recursos pela empresa para com terceiros, a não ser que sejam planejados.

 

Wagner Augusto Hammerich Formado em Ciências Contábeis CRC/SC-036382/O-8 Gestor de Empresas em finanças, controladoria, custos, tributação, modelagem de processos, reestruturações e ferramentas de BI (Business Intelligence)

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box