DESTAQUE SAÚDE E BEM-ESTAR

Laboratório Merisio é o primeiro da Região acreditado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

img_0301

Processo de acreditação inclui auditorias para verificar o cumprimento de normas e exigências ao setor de análises clínicas.

Desde 1998 atuando em Chapecó, o Laboratório Merisio está sempre buscando inovar e estar um passo à frente no atendimento das necessidades dos clientes. Mais uma vez, a empresa se destacou e se tornou o primeiro laboratório da região Oeste de Santa Catarina com qualidade acreditada pelo Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade (DICQ), do Sistema Nacional de Acreditação, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

O farmacêutico-bioquímico Carlos Alberto Merisio, explica que a acreditação é um processo não obrigatório, mas que atesta e não deixa dúvidas sobre a qualidade do laboratório. Por meio de auditoria, o DICQ analisa o cumprimento de todas as normas regulamentadoras, exigências sanitárias e ambientais, levando em consideração estrutura física, atendimento, coleta, realização de exames, descarte de resíduos, biossegurança, normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e uma série de detalhes que fazem a diferença. “O Laboratório Merisio sempre esteve e sempre estará correndo atrás de ser um laboratório diferenciado. Com a acreditação da qualidade, mais uma vez saímos na frente, como já fizemos em outras situações”, avalia.

O farmacêutico-bioquímico Carlos Alberto Merisio

O farmacêutico-bioquímico Carlos Alberto Merisio

Processo

A biomédica Tathiéle Zanetti destaca que a acreditação não é um procedimento simples. “O processo para a acreditação foi iniciado há cerca de dois anos e envolveu uma reestruturação geral no laboratório, que engloba adequações físicas, revisão de documentos e técnicas, atendimento, treinamentos com os colaboradores e auditorias para a verificação da parte organizacional da empresa e cumprimento dos itens solicitados na legislação vigente e na norma da acreditação”, explica.

img_0329A grande diferença entre um laboratório acreditado e um que não tem acreditação é a validação de um processo de qualidade, atestado por auditoria externa e que garante a excelência do atendimento e, especialmente, dos resultados que o laboratório entrega aos clientes. “Acreditação é uma comprovação de que o laboratório tem qualidade. A partir do momento em que recebemos o certificado da acreditação, comprovamos para qualquer organismo, cliente ou autoridade, que o Laboratório Merisio tem qualidade. Se não passar por esse processo, pode até dizer que tem qualidade, mas não existe uma comprovação técnica”, orienta Merisio.

Em relação à realização de exames, a acreditação também é certeza de que está tudo de acordo no laboratório. Por causa do processo, Tathiéle explica que os equipamentos devem estar em dia com todas as manutenções preventivas e calibrações rastreáveis junto ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Além disso, todas as técnicas precisam passar por rigoroso processo de validação e controle de qualidade. “De nada adianta um laboratório ter bons equipamentos se não fizer manutenções, calibrações rastreáveis, validações de métodos, além da verificação da precisão e exatidão dos resultados com controles de qualidade internos e externos. É algo que é necessário e importante para ter confiança no resultado que você está entregando para os clientes”, destaca a biomédica.

Evolução constante

A partir da acreditação, uma auditoria anual é realizada no estabelecimento para a renovação do certificado da acreditação. “E a cada visita dos auditores, é cobrado que o laboratório tenha continuado com todos os padrões e normas já analisados e sempre desenvolvendo ações de melhorias. Por isso, é uma exigência de aperfeiçoamento constante. Investimos em um processo contínuo de melhoria da qualidade dos serviços prestados para nossos clientes”, reforça Merisio.

A equipe do laboratório Merisio.

A equipe do laboratório Merisio: Adriana Merisio, Tathiele Zanetti, Carlos Merisio, Lisiane Schöninger e Karine Paulus.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box