SAÚDE E BEM-ESTAR

Importância do exame laboratorial

trust-tru-katsande-HQM5jm12etE-unsplash

Um diagnóstico correto é o primeiro passo para se definir o tratamento apropriado de cada paciente

No Brasil, o programa de acreditação de laboratórios clínicos (PALC), lançado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, em 1998, reconhecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), há anos avalia a qualidade oferecida pelos laboratórios clínicos brasileiros, contribuindo para assegurar a confiabilidade dos seus resultados e a segurança dos pacientes.

Conforme o bioquímico Ridiger Clauss, proprietário do Ridiger Laboratório, os resultados dos exames laboratoriais são de fundamental importância para a prática médica diária, em todos os níveis de atenção à saúde. “Os exames laboratoriais de rotina também servem para a obtenção de dados epidemiológicos que vão apontar a existência ou não de uma doença para que o tratamento já tenha início”, afirma. 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, os testes laboratoriais produzem informações importantes para diagnóstico, prognóstico, prevenção e estabelecimento de riscos referentes a diversas patologias e na definição de terapias personalizadas, e são minimamente invasivos para os pacientes.

Mulheres e homens que têm entre 20 e 65 anos, em média, precisam fazer com certa regularidade os exames de ureia e creatinina, de urina tipo 1, de ácido úrico, de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum e glicemia pós-prandial.

As mulheres que já têm mais de 40 anos devem fazer de forma regular os exames de papanicolau (preventivo), ultrassonografia transvaginal, mamografia e densitometria óssea. Já os homens que completaram 40 anos ou mais devem fazer o exame da próstata (PSA)  e, a partir dos 50, devem fazer a colonoscopia e, o de sangue oculto nas fezes. 

“Diagnósticos tardios aumentam o risco de disseminação de doenças e levam a complicações, tornando o tratamento mais difícil. Portanto, é essencial visitar seu médico regularmente  e realizar os exames laboratoriais de rotina, para manter a saúde protegida”, indica Ridiger.

Ridiger Clauss, proprietário do Ridiger Laboratório

Ridiger Clauss, proprietário do Ridiger Laboratório

 

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box