MODA E BELEZA PRAZERES DO INVERNO

Hidrate a pele no inverno

É só o frio chegar para sentirmos, literalmente na pele, os efeitos da mudança térmica. Saiba o que fazer para, mesmo no inverno, manter a pele macia e hidratada.

Vento, mudanças bruscas de temperatura e banhos quentes são alguns dos fatores que resultam em uma pele seca no inverno. Com a chegada da estação e a influência desses fatores, a pele tende a perder a hidratação natural. Muitas vezes, o ressecamento causa um aspecto áspero e escamoso, em alguns casos vermelhidão, coceira e manchas esbranquiçadas.

Geralmente, o ressecamento ocorre nas pernas, pés, cotovelos, joelhos e braços. Já no rosto, a chamada ‘zona T’ (testa, pálpebras, nariz e lábios), é a região mais atingida, pois produz menos glândulas sebáceas, responsáveis pela secreção de gordura para a pele, com a função de proteger e impedir o ressecamento. Um dos inimigos dessa proteção é o excesso de banho, o qual no inverno, geralmente, se torna quente, demorado e retira essa camada natural. O uso de sabonetes adstringentes, com a função de diminuir a secreção, também influencia. A sugestão do dermatologista Juliano Grock é usar sabonetes neutros e, de preferência, líquidos, para não remover toda essa gordura. “Maneirar a temperatura do banho e lavar o rosto com água fria também ajuda a manter a pele hidratada”, diz.

A zeladora Erci Amaral, 48 anos, sofre com o ressecamento todo o inverno e diz já ter encontrado a solução: “A minha pele se torna seca, com manchas esbranquiçadas, principalmente nos braços e nas pernas, por isso passo creme hidratante religiosamente, todos os dias após o banho”. O especialista afirma que essa é sim a melhor opção. “Os cremes hidratantes têm como função principal reter a água da pele, deixando-a sempre hidratada”, explica. Os recomendados são do tipo reepitelizantes, com capacidade de estimular a renovação das células da pele. Para os casos de ressecamento, como nas regiões dos calcanhares e cotovelos, que chegam, muitas vezes, a provocar sangramentos, os hidratantes mais indicados são os à base de uréia.

creme

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box