DESTAQUE MODA E BELEZA

Fluindo Moda: Da cama para as ruas, a tendência Sleepwear

pajama-party

Bruno Gerhardt é formado em Design de Moda, participou do Santa Catarina Moda e Cultura, colunista social do jornal Voz do Oeste e criador do blog Fluindo Moda | blogfluindomoda@gmail.com | @fluindomoda

Sleepwear, roupa de dormir ou ainda como mais conhecemos, o bom e velho pijama.

Já pensou em simplesmente levantar da cama e ir trabalhar? Bem, posso dizer que se depender da moda, isso é possível. Não é de hoje que o sleepwear vem ganhando as passarelas e o street style das semanas de moda. A tendência foi fortemente representada nos fashion shows internacionais e, recentemente, no São Paulo Fashion Week (última edição).

Do Inglês PAJAMAS, do Hindi PAYJAMAS, do Persa PAYJAMA e popularmente conhecido por nós como pijama. Essa peça do vestuário conta muitas histórias. Já foi sinônimo de alta nobreza, afinal, os nobres europeus que vestiam suas roupas fartas de ornamentações e camadas infinitas de tecidos, ao deitar-se para descansar queriam mais leveza e frescor, uma espécie de camisola de mangas largas e longas fechadas até o pescoço, sem distinção entre modelos masculinos ou femininos. Esses foram se originar as primeiras versões de pijamas ainda no século XIV.

sleepwear-06

Mais tarde, com a evolução da indumentária, o pijama já havia passado por diversas transformações e variações de modelos, tanto que, no século XIX, a vestimenta apenas usada quando em seus aposentos resolveria repousar, passou a ganhar as ruas como um traje elegante e de tecido nobre para passeio usado pelos homens – pelo visto não é hoje que pijama virou moda.

Chinelos com meias, robes e conjuntos de seda integram diversos looks e incorporam a maneira atual de se vestir. Marcas como Dolce&Gabbana, Cotton Project, Ellus, Osklen e Murilo Lomas representaram muito bem essa trend fever.

sleepwear-07

Como usar?

Essas peças que podem ser usadas em conjuntos ou mesmo separadamente, ficam muito bacanas com alfaiataria e sapatos. Já para quem é mais antenado, pode jogar uma jaqueta jeans e um tênis. O cabelo engomado e o uso de acessórios como relógios e pulseiras deixam o visual sleeper de lado. Veja algumas sugestões usadas por it boys na “Pajama Party D&G”.

pajama-party-dg

Pronto para entrar na festa do pijama? Particularmente, acho uma ótima ideia, principalmente naqueles dias que você acorda sem saber o que vestir, o pijama pode ser a salvação! Aliás, com a linha tênue que vem separando o que usar dentro e fora de casa, é bobagem querer separar. Se tem uma coisa boa que a moda pode nos proporcionar são as novas experiências (então bora viver?!).

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box