CULTURA E VARIEDADES DESTAQUE

Finlândia: Uma história de luta e orgulho

tampere-Andando sob um dos lagos nos arredores de Tampere

com Kaehryan Alyssa Fauth fotos Arquivo pessoal

Apesar do frio, é possível brincar em meio ao cenário

Neste ano, mais uma vez a Finlândia foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, o país mais feliz do mundo pelo World Happiness Report. O ranking leva em conta aspectos como a expectativa de vida, apoio social, corrupção, renda, liberdade, confiança e expectativa de vida saudável. Mas é possível provar dessa felicidade se você estiver apenas de passagem por lá? A resposta é SIM. Quem quiser experimentar da cordialidade de uma vivência tranquila, saudável e intensa deve visitar a Finlândia – também conhecida por ser a terra dos mil lagos (Suomi). Os finlandeses carregam dentro de si uma força que os move e também é conhecida como Sisu, que diz respeito à capacidade de resiliência, força, coragem e superação em sua essência.

tampere-Kaehryan Alyssa Fauth, em Tampere, segunda cidade mais populosa da FinlândiaVisitar a Finlândia foi mais do que realizar um sonho, foi como se reencontrar e voltar para casa. Tudo começa pela gentileza com a qual os finlandeses nos recebem. País referência em educação, deixa isso em evidência no contato com as pessoas, que apesar de serem muito reservadas, são acima de tudo educadas. Ouso dizer também que quando você conquista um amigo finlandês, pode contar com ele para a vida toda. A lealdade é algo que está sempre em alta por lá. Em minha viagem, fiquei na região de Tampere – a segunda cidade mais populosa da Finlândia. Conhecida por ser um polo de ensino no país, tem grande parte da população jovem e proporciona contato com pessoas de diversas nacionalidades.

tampere-coberta de neve vista da torre de observação NäsinneulaMuseu da Liberdade Uma das visitas mais emocionantes para mim foi ao Museu da Liberdade (Vapauden Museo), em Tampere, que apresenta a história de luta, progresso e de independência do ponto de vista das pessoas comuns que construíram a Finlândia que conhecemos, com liberdade política, de expressão, educação gratuita e direito de voto – a Finlândia foi o segundo país a dar direito de voto às mulheres e o primeiro a conceder plenos direitos políticos. Hoje, elas ocupam 41,5% dos cargos parlamentares. Pelas ruas e praças ainda é possível encontrar símbolos da resistência, vestígios da Guerra Civil [1] que ocorreu em meados de 1917 e matou cerca de 37 mil pessoas.

museu-Uniforme do exército vermelho, no Museu da Liberdade em TamperePor lá, o amor encontra até mesmo os corações mais tímidos. Em Tampere, você poderá passar pela ponte Patosilta – e quem sabe prender seu cadeado lá e eternizar o seu romance!

ponte patosilta- famosa pelos cadeados que selam romances dos casais apaixonadosTambém recomendo que você tire um tempo e visite o museu do Moomin – um filhote de troll personagem tradicional da literatura finlandesa. É possível encontrar uma estátua deste gentil ser na praça próxima ao museu.

tampere-Kaehryan ao lado do Moomin, filhote de troll - personagem da literatura infantil finlandesaAinda no centro da cidade, não deixe de conhecer a Catedral de Tampere – toda construída em 1902, em pedra e adornada em seu interior com pinturas feitas à mão pelo artista finlandês Hugo Simberg.

catedral-Catedral de Tampere, também cohecida como Catedral de Pedra, foi construída em 1902Você também pode ir até a capital da Finlândia, Helsinki, e embarcar em um dos navios atravessadores. Em poucas horas você terá atravessado o mar Báltico e chegará em Tallinn, capital da Estônia.

estonia-Barco de travessia entre Helsinki e TallinnEm Tallinn você encontrará itens de todo o tipo com um valor menor em comparação com a Finlândia. A viagem à Estônia é um passeio que pode ser feito em um dia ou dois e é muito divertido, com direito a um gostinho medieval em cada construção que você verá no centro histórico da cidade.

estonia-Pelas ruas de Tallinn, capital da EstôniaPermita-se visitar e provar a essência deste fantástico lugar e quem sabe você também sinta o porquê a Finlândia é o país mais feliz do mundo!

estonia-Em Tallinn, na Estônia, centro histórico da cidade é cheio de detalhes históricos

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box