CULTURA E VARIEDADES

Encontro Internacional de Corais inicia nesta sexta-feira (27)

Associação Coral de Chapecó - foto divulgação

Evento promove o intercâmbio cultural por meio do canto

Realizado pela Associação Coral de Chapecó, com o apoio da Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Cultura, o 7º Encontro Internacional de Corais traz uma extensa programação dividida em três dias de evento e a participação especial do Coral Camerata Vocal, de Medellín, Colômbia.

A programação inicia na sexta-feira (27), às 19h, na Igreja Três Estrelas, no sábado (28), a apresentação está marcada para às 19h, com cerimônia de abertura oficial no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e no domingo (29), às 18h30, também no Teatro Municipal.

Além do Coral de Medellín, sobem ao palco do Encontro, o Coro Universitário de Obera, da Argentina, Coral Amikanto, do Uruguai, Coral Unicamp Zíper na Boca, de São Paulo, Da Capo Coral, Coro Infanto Juvenil da URI e Coro da URI de Erechim (RS), Coro da URI de Frederico Westphalen (RS), Coral Santo Antônio dos Anjos, de Laguna (SC),Coro e Orquestra da Igreja Evangélica Três Estrelas, Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó, além dos anfitriões da Associação Coral de Chapecó. Cerca de 500 coralistas fazem as suas apresentações.

O ingresso custa um quilo de alimento não perecível e pode ser trocado antecipadamente na Secretaria de Cultura, junto ao Centro de Eventos, na Assis Brasil, 20D, até sexta-feira, das 13h às 19h. Ou ainda com uma hora de antecedência no dia do evento.

Recepção aos Colombianos

Com o tema “Centenário de Chapecó, Gracias Hermanos Colombianos”, o Encontro homenageia o povo colombiano por meio dos integrantes do Coral Camerata Vocal, de Medellín, Cidade-Irmã de Chapecó. A ação traz para o palco a gratidão dos chapecoenses pelo gesto de carinho, solidariedade e fraternidade, no momento mais difícil da história do Município.

As despesas de acomodações e alimentação dos irmãos colombianos ficaram a cargo dos anfitriões, que prontamente mobilizaram a cidade para ajuda de custo. Um dos apoiadores é o Grupo Cartola, que promove o 3º Costelão do Cartola, cujo lucro será revertido para a Associação Coral de Chapecó, a fim de custear a vinda de Medelín.

O criador do grupo, Roni Di Domênico, explica que o Cartola vem se engajando com ações de cunho social há dois anos, em Chapecó, e dessa vez não seria diferente. “Utilizamos o aplicativo como um canal de solidariedade. Fazemos questão de ajudar o Coral de Medelín”, conta o funcionário público.

O grupo que nasceu com o intuito de discutir amenidades e a atual situação do País, tomou outras proporções e hoje comporta 256 membros ativos, voltado ao resgate social. “Temos assistentes sociais no grupo, que também nos indicam a quem ajudar. Dessa forma, saímos do meio digital e fomos para o cunho social. É da natureza do ser humano ajudar o próximo, e é nesse sentido que o grupo existe”, afirma Roni.

O 3º Costelão do Cartola acontece neste sábado (28), a partir das 11h, no CTG Vaqueanos do Oeste e é aberto ao público no valor de R$ 35,00. O evento conta com o apoio de diversas empresas e entidades, entre elas o Holiday & Business Hotel.

Sobre a Camerata Vocal

Criada há 10 anos, a Camerata é uma entidade sem fins lucrativos. Destaca-se com apresentações em eventos realizados em diferentes países como Peru, México, Cuba, Polônia e agora o Brasil. Apresenta um repertório diversificado que vai da música clássica à contemporânea, religiosa, latino-americana e colombiana. Dentre suas principais missões está o desenvolvimento da atividade coral por meio da formação, qualificação e desenvolvimento de habilidades músico-vocais.

 

Texto: Camila Almeida (Secretaria de Comunicação Social – SECOM) e Maria Carolina Bonamigo (Assessoria de Imprensa Holiday & Business Hotel).

 

 

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box