NEGÓCIOS E TECNOLOGIA

Em que posso ajudar?

vend-kristian-gonzalez

Por Jacqueline Ferreira Gomes – Consultora, Sócia Proprietária da SUA Assessoria e Consultoria Empresarial.

O assunto pode parecer manjado e obsoleto para muitos, mas estudos, reflexões, debates e busca de entendimento acerca do cliente tornam–se cada vez mais essenciais e atuais. Tenho reforçado constantemente esse tema, e vou reforçar novamente: cada vez mais a experiência vai ser o principal motor competitivo dos negócios. Segundo uma previsão da Gartner, pelo menos 50% dos investimentos nos próximos anos serão dedicados à experiência do consumidor. E quem determina esse cenário não são nossas empresas, elas devem estar atentas e se esforçar para acompanhar o movimento que é determinado pelo próprio consumidor, no qual ele não está mais disposto a ter que se esforçar para ser bem atendido.

Então, mais do que nunca, chegou a hora de compreender atendimento como fator chave para a experiência do cliente e decisivo para a competitividade de nossos negócios. Portanto, acabou a era a qual discutir atendimento resumia-se a postura corporal, educação e formas de abordagem onde se dedicava a avaliar se era correto ou não perguntar “em que posso ajudar?”. Não que tais questões não sejam importantes, mas devemos ir além. Precisamos nos especializar em proporcionar a melhor experiência de relacionamento e o atendimento é uma via para isso. Seja pelo meio online (digital) ou pelo meio offline o cliente busca relações reais, e nesse cenário enquanto a tecnologia desempenha o papel do trabalho artificial, as pessoas vão fazer o real através do relacionamento. A tecnologia nos permite acesso a mais informação para proporcionar interações e atendimentos personalizados, ou seja, atendimento cada vez mais humanizado com auxílio da tecnologia e inovação. Logo, devemos fazer uso disso para pensar como podemos criar uma experiência personalizada para nossos clientes.

Isso é o grande diferencial! Chegamos ao momento de mercado em que não há mais relações de consumo ou transações comerciais do tipo B2B ou B2C, vivemos o momento das relações H2H: humano para humano. Vivemos o momento das conexões emocionais, que alimentam o atendimento de excelência de empresas que compreendem os clientes como centro de suas estratégias, para que elas se posicionem não mais, ou não só na mente, mas sim, no coração do cliente. Assim, atendimento ao cliente e experiência do consumidor são assuntos falados e discutidos amplamente em todos os campos de negócios, e especialmente pelo próprio cliente que está cada vez mais empoderado e exigente, e ao mesmo tempo cada vez mais disposto a se engajar para contribuir, criar e melhorar junto com nossas empresas. Então, olhos e ouvidos abertos para o feedback e participação.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box