MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Educação Ambiental

col-naletu-469748-unsplash

Por Caroline Beutler Engenheira Ambiental e Pós-graduanda em Eng. Segurança do Trabalho

Ao longo da vida de uma criança ela irá aprender a andar, falar, comer, ler, escrever, relacionar-se de um modo em geral, consigo e com os outros ao seu redor. Na cabeça dos pais, milhões de dúvidas sobre como encaminhar o filho da melhor maneira e, no meio disso tudo, como ensinar-lhe a se relacionar com o meio ambiente?

Instituída pela Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, a Educação Ambiental objetiva a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências construídas pelo indivíduo e pela coletividade para a conservação do meio ambiente. Como um direito de todos, as instituições de ensino devem promovê-la de modo integrado às suas demais atividades, a própria lei estabelece isso.

Entretanto, a educação ambiental não é somente passar conhecimentos. Ela deve despertar a consciência de um todo. É tomar conhecimento que fazemos parte de um sistema complexo e interativo. É despertar na criança o cuidado com o meio ambiente. É saber que suas ações poderão beneficiar ou prejudicar a sociedade em que vive, dependendo do modo como elas afetarem o meio ambiente.

Entretanto, essa tomada de consciência não pode se dar somente na escola. Acredito que o primeiro contato com meio ambiente deve ser em família. Quantas vezes conversamos com as crianças sobre meio ambiente? Qual é o entendimento sobre isso? Já perguntou a seus filhos, sobrinhos, afilhados? Com certeza irá se surpreender com as respostas! Talvez eles já tenham plena consciência. Mas não sabem ainda como interagir com isso. E para aprender, olharão para você! E aí, o que você tem feito como exemplo? Quantas vezes eles lhe viram separando seus materiais recicláveis em casa? Questionando as ações políticas sobre meio ambiente? Pequenas ações que fazem com que a criança assimile de sua responsabilidade ambiental, de sua parte do todo e que, a partir daí, deve se questionar sobre suas ações, tendo opinião crítica sobre que fará agora e no futuro. O ambiente familiar, deve proporcionar parte do seu caráter. Que essa criança crie sentimento e consciência pelo meio ambiente em que vive, sem o olhar usufruto.

 

 

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box