DESTAQUE MODA E BELEZA PRAZERES DO INVERNO

Cuidados com a barba

IMG_4605

Não são apenas as mulheres que sofrem com os padrões da moda. A barba também teve seus altos e baixos ao longo dos séculos. Sinônimo de virilidade, sabedoria e credibilidade, ela também já foi associada a desleixo e má índole. Hoje, os homens são livres para cultivarem seus pelos faciais como bem entenderem. E quem tem garante: não é moda, é lifestyle.

IMG_4626Antigamente, cabelos, barbas e bigodes iam além de questões estéticas e passavam a significar status. Na Grécia antiga cultivar barba era um sinal de status, força, coragem e sabedoria. Na França, entre 1870 e 1910, ela era utilizada pela aristocracia, que chegou a tentar proibir o uso de bigodes em profissionais considerados inferiores. Já no século XX, o rosto liso tornou-se símbolo de civilidade e higiene. O ideal, agora, é encontrar o próprio estilo.

Com os homens mais preocupados com a beleza e retomando hábitos antigos, o mercado de barbearias se expandiu no mundo todo. Tanto que, segundo a Euromonitor International, empresa de pesquisa que monitora o mercado de beleza em 80 países, apenas no Brasil, o setor teve aumento de 99,4% nos últimos cinco anos.

IMG_4627

Crescimento sentido pelos irmãos Joares e Gelson da Silva, da Capelli Barbearia, em Chapecó. Em uma das paredes do local, quadros antigos contam a história da família de barbeiros (são seis ao todo), com mais de 40 anos de tradição.

IMG_4690

IMG_4699Independente qual a sua escolha – longa, rala, cavanhaque ou apenas bigode – os meninos indicam: os cuidados com a barba devem ser constantes, principalmente no inverno. Há todo um preparo antes de sequer encostar a navalha no rosto. “É feita uma esfoliação na pele e depois uma hidratação. Após, colocamos a toalha quente, para dilatar os poros e dar maciez aos fios. Depois um óleo e aí sim, é utilizada a navalha”, explica o barbeiro Tiago Chagas da Silva.

Ele ainda alerta para um detalhe importante: uma boa loção pós-barba ou ainda um bálsamo podem ser excelentes aliados na manutenção dos fios. “A barba é como o cabelo e deve receber o mesmo cuidado. Aqui só trabalhamos com produtos importados. Como é um fio mais rígido e seco, o bálsamo é indicado para dar brilho, maciez e prevenir ponta dupla”, conta.

IMG_4668

O ambiente mescla o retro e o moderno, com mesa de pebolim, cervejas e cafés à disposição, ao som de rock ‘n roll. “Queremos que nossos clientes sintam-se em casa, entre amigos, e fiquem a vontade”, garante Tiago. O horário pode ser agendado através do aplicativo AppBarber, com acesso direto à agenda da barbearia. É só agendar, que do visual eles cuidam.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box