SAÚDE E BEM-ESTAR

Correção gengival

91tZvjnT1ZL

Por Lenoir Giachim

A necessidade estética, relacionada à gengiva, é um desafio para o Periodontista.

Diante da queixa das margens gengivais desalinhadas ou mesmo pela exposição gengival excessiva durante o sorriso ou à fala. Pessoas que apresentam uma linha de sorriso alta e dentes curtos expõem uma ampla faixa de gengiva levando à um descontentamento com seu “sorriso gengival”. As causas que levam à esta condição podem envolver diversas estruturas anatômicas isoladamente, mas também combinadas. Se a dimensão e a forma dos dentes e a localização da margem gengival são normais, a exposição excessiva de gengiva pode ser excesso no sentido vertical do maxilar superior, somente uma avaliação profissional para diagnosticar a causa correta desta situação clínica.

Algumas medicações de uso contínuo, principalmente para epilepsia, podem eventualmente, ocasionar um crescimento gengival excessivo sobre os dentes, deixando os dentes aparentemente mais curtos. O uso de aparelhos ortodônticos, devido à movimentação dentária, modificam a posição da gengiva, cobrindo parte do dente e deixando-o menos visível. Na grande parte dos casos, durante a erupção dos dentes, ocorre uma alteração na evolução da posição da gengiva, deixando os dentes mais curtos aparentemente e mostrando mais gengiva durante o sorriso.

O tratamento normalmente é através de Cirurgia Plástica Periodontal, com remoção ou reposicionamento gengival, com necessidade ou não, dependendo de cada caso, de remodelação óssea, para restabelecer as necessidades biológicas dos tecidos, caso não observado estes detalhes ocorrem possibilidade de recidiva. Cabe ao profissional a avaliação criteriosa do tratamento a ser proposto.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box