MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Compre uma vez e replante para sempre

da9c81f27b29d5d3ba0e2e00ad122c84

Alguns alimentos não precisam passar pelo processo de germinação das sementes para gerar novas plantas. São frutas, verduras e legumes que podem ser cultivados em casa e dar origem a outras plantas a partir de si mesmos. Basta somente um pouco de paciência.

cebolinha     Cebolinha (nível fácil)

Separe toda a parte branca, que fica na base do alimento, e um pouco da parte verde. Coloque em um copo com água, cobrindo 2,5 cm (a parte branca). Deixe num local ensolarado e troque a água todos os dias.

Você terá cebolinhas novas sempre, sem precisar comprar. Se tiver como replantar em um vaso ou uma horta, a produção será maior.

 

hortelã

Hortelã (nível fácil)

O processo é o mesmo que o do manjericão, só que deve ser plantada em um vaso maior e com furos embaixo, porque precisa de solo drenado e de muita água. A terra não pode ficar seca, portanto atenção aos locais muito ensolarados.

 

alhoAlho (nível fácil)

Replantar é muito trabalhoso, então, neste caso, serão aproveitadas as folhas do bulbo e não os dentes do alho. Basta colocar os dentes em pote de vidro com água e esperar brotar. Os brotos ficam muito bons com batatas assadas, húmus, guacamole e qualquer tipo de salada. Use apenas as extremidades, que são mais saborosas.

 

 

Manjericão (nível médio)majericão (2)

Separe cerca de seis hastes da planta (as mais bonitas) e corte cada uma com uns 10 a 15 cm. Retire as folhas da parte de baixo e também as flores e deixe algumas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade em um lugar com sol. Troque a água a cada dois dias. Quando as raízes alcançarem dois centímetros, coloque em um vaso grande ou médio (elas precisam de espaço) e pronto. Você terá manjericão cheiroso por um ano.

 

batataBatata doce (nível difícil)

Compre uma batata doce e faça furos com palitos. Deixe suspensa em um copo com a metade submersa na água. Troque de água eventualmente e espere a mudar germinarem. Uma única batata pode dar mais de 50 mudas. Plante algumas em um vaso grande, com luminosidade e, pronto. Basta regar sistematicamente a aguardar.

 

 

Abacaxi (nível: difícil)abacaxi

Separe a coroa do abacaxi unida à base que estava presa na casca. Tire o excesso da fruta e coloque a base em um copo com água, que deve ser trocada. Assim que as raízes crescerem, a muda estará pronta para ser plantada. O solo não pode ficar muito seco, nem muito molhado. Quando as raízes estiverem firmes significa que antigo abacaxi já se tornou uma nova planta. As folhas velhas serão substituídas por novas e, depois de um ano, chegará a hora de mudar para um vaso maior. É só esperar e seguir com o cultivo com luz e água periodicamente.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box