SAÚDE E BEM-ESTAR

Como ter mais saúde?

marion-michele-191320-unsplash

A saúde da maioria das pessoas só se deteriora com o passar do tempo. É a famosa frase dos pacientes mais idosos: “Doutor, comecei a envelhecer e os problemas começaram a aparecer”. Mas será que isso é problema do envelhecimento ou dos hábitos de cada pessoa? Se analisarmos, as pessoas hoje em dia adoecem quando chegam perto da terceira idade e passam o resto de suas vidas reféns de medicações, cheios de comorbidades como pressão alta, diabetes, obesidade, osteoporose, problemas de memória, fadiga crônica, dentre outras.

A pergunta que fica é: como faço para ter mais saúde e não ter os problemas da velhice? Para responder devemos avaliar os principais pilares da saúde:

  1. Corpo e mente;
  2. Relacionamentos;
  3. Sono;
  4. Alimentação;
  5. Controle emocional.

Como podem perceber, nossa saúde não depende apenas do que ingerimos, mas também do ambiente, nossa psique, nossa qualidade de sono e as pessoas com quem convivemos. Toda vez que um desses pilares encontra-se em desequilíbrio, a doença pode aparecer, seja qual for. Então aqui vão algumas dicas para tentar equilibrar os pilares da saúde:

  • O primeiro passo é ter consciência de que nenhum remédio vai prolongar a sua vida. Isso é uma crença bastante comum nas pessoas. Ter o pensamento de que vai adoecer, mas que existe um remédio milagroso para resolver o problema.
  • Ter uma alimentação mais saudável, comer alimentos innatura, o famoso prato colorido com variedades, livre de conservantes, livre de embalagens. Não podemos rotular nenhum alimento como bom ou ruim, engorda ou emagrece. Tudo tem um contexto por trás.

Praticar atividades físicas promove um bom funcionamento do organismo, evita problemas neurodegenerativos como Alzheimer e diminui risco cardiovascular.

  • Ter uma boa noite do sono. Deve-se sempre realizar a higiene do sono, dormir com o quarto bem escuro, evitar luminosidades, alimentos ou bebidas estimulantes perto do horário de dormir.
  • Mantenha perto de você pessoas que você ama e que te fazem bem, se afaste das pessoas com energias negativas. Mantenha-se com bom humor.
  • Amar para ser amado. Muitas pessoas entram em depressão ou têm problemas emocionais por não conseguirem expressar seus sentimentos ou até seus pensamentos, então vibre na frequência do amor.

 

Rafael Hirsch Médico, pós-graduando em nutrologia CRM-SC 25699 / CRM-RS 42636

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box