SAÚDE E BEM-ESTAR

Comida de verdade x Produto alimentício

fikri-rasyid-699015-unsplash

“Que o teu alimento seja o teu remédio e o teu remédio seja o teu alimento” – Hipócrates

Esta é a mensagem do fundador da medicina moderna ecoando na realidade dos dias de hoje, onde ter uma alimentação saudável é quase impossível devido a intoxicação que a indústria dos alimentos proporciona para a população. Nas prateleiras dos supermercados não conseguimos mais diferenciar comida de verdade de produto alimentício, sempre encontramos rótulos, mensagens bonitas, adição de vitaminas e minerais, tudo para chamar a atenção do consumidor, sendo que estes alimentos não tem valor nutritivo nenhum. Segundo a ANVISA, produto alimentício é todo alimento derivado de matéria-prima alimentar, de alimento in natura ou não, e/ou de outras substâncias permitidas, obtidas por processo tecnológico adequado. Nessa lista estão produtos como: iogurtes, margarinas, gordura vegetal, farinha de trigo, bolachas, refrigerantes, sucos artifi ciais, óleos vegetais (soja, girassol e canola) molhos e temperos prontos, mortadela, salame, presunto, salsicha, nuggets, batata palito congelada e tudo o que a indústria for capaz de inventar.

A lista é interminável e, via de regra, aparentemente saborosa e agradável aos olhos. Alimentos ou alimentos in natura, como também são conhecidos, são aqueles tal como os encontramos na natureza: sem conservantes, sem aditivos ou sem nenhum produto que os modifiquem ou interfiram na sua validade. Como exemplo: carnes, frangos, peixes, legumes, frutas ou verduras. Tudo fresco e sem rótulos. Com alimentos sem nutrientes e carregados de aditivos químicos, a nossa tendência é a de confiar em medicamentos para tratar o que há de errado com os nossos corpos desnutridos. Não é de admirar que a sociedade moderna esteja cada vez mais doente. O conhecimento nos faz tomar boas decisões.

A vida também pode e deve ser gostosa. mas consumir com inteligência e informação é sempre a melhor opção. Para você que está interessado em saber mais sobre os alimentos fica aqui uma dica de um documentário: ‘Food Matters’ que define a ‘indústria da doença’, uma indústria que envolve um trilião de dólares em todo o mundo, e em oposição oferece algumas soluções cientificamente verificáveis para que as pessoas superem as doenças apenas mudando hábitos alimentares.

Rafael Hirsch CRM-SC 25699 / CRM-RS 42636 Médico, pós-graduando em nutrologia

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box