CULTURA E VARIEDADES

Cinema chapecoense nas comunidades

1ª edição do CINE INDI aconteceu ano passado

Filmes produzidos em Chapecó serão exibidos em diferentes bairros do município. Mostra Itinerante acontece nos meses de outubro e novembro.

Luz, câmera e ação! Chapecó tornou-se um polo da produção audiovisual no estado. Com tradição na produção de documentários, os produtores têm também apostado também em obras de ficção. Com a intenção de divulgar e fazer circular os filmes produzidos no município, principalmente nas regiões periféricas e rural da cidade, a Lua Caolha Filmes e Produções realiza a II Mostra Itinerante de Cinema Independente (CINE INDI).

As sessões com entrada gratuita acontecem em oito locais durante os meses de outubro e novembro: inicia dia 17 de outubro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Efapi. Terá, ainda, exibições na Unochapecó, no IFSC, na Nossa Maloca localizada na linha Tafona, na UFFS, na EBM Clara Urmann localizada no bairro Parque das Palmeiras, na EBM Água Amarela, e, por último, no dia 8 de novembro, na EBM Agropecuária Demétrio Baldissarelli, localizada no Distrito Marechal Bormann.

Serão exibidos os filmes de ficção “Duas Vezes Depois de Maíra” dirigido por João Lucas, “Antes dos Vinte e Tantos” de Sabrina Zimmermann, “O Colecionador” de Luana Pagnoncelli e Gabriel de Moura, e os documentários “O salame vai à feira” de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino e “Toquem Pra Frente: Dom José Gomes e os Movimentos Sociais” dirigido por Augusto Zeiser. Em cada sessão, haverá presença dos cineastas para debater as temáticas e as produções com o público.

Edição realizada em 2018 contou com oficinas e mostras

Edição realizada em 2018 contou com oficinas e mostras

O coordenador do CINE INDI, Zé Boita, explica que apesar de haver produção de cinema local na cidade, a circulação e divulgação destes filmes ainda é pequena e a população desconhece estes produtos culturais locais. “O projeto democratiza o acesso e fomenta a circulação das produções locais de cinema, tanto para a formação de público na cidade tanto quanto para que surjam novas produções e produtores audiovisuais”, defende.

Na prática

O projeto também prevê a realização de três oficinas de produção audiovisual. No dia 19 de novembro na EBM Clara Urmann, no bairro Parque das Palmeiras, no dia 20 do mesmo mês na EBM Água Amarela, e, por último, no dia 22 de novembro, na EBM Agropecuária Demétrio Baldissarelli, no Distrito Marechal Bormann.

Boita lembra que a 1ª edição do CINE INDI, realizada no ano passado, alcançou aproximadamente 650 pessoas nas mostras e 115 pessoas nas oficinas. A expectativa para essa edição é ampliar o público já que o projeto prevê atividades nas comunidades rurais e escolas periféricas do município. “O objetivo é despertar o interesse e capacitar as crianças e adolescentes para a produção de curtas, documentários, vídeoartes, vídeos do minuto e vídeos experimentais”, argumenta.
Esse projeto foi selecionado pelo Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó 2019 realizado pela Secretaria de Cultura da prefeitura municipal de Chapecó.

Cine Indi 2018 exibiu filmes e levou produtores audiovisuais para debater com estudantes na Unochapecó

Cine Indi 2018 exibiu filmes e levou produtores audiovisuais para debater com estudantes na Unochapecó

Programação

Mostra Itinerante de Cinema Independente

17/10 – Às 13h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Efapi
22/10 – Às 19h, no auditório do bloco G da Unochapecó
24/10 – Às 15h30 no IFSC
25/10 – Às 15h30 e às 19h na Nossa Maloca, na Linha Tafona
30/10 – Às 19h no auditório do bloco B da UFFS
05/11 – Às 8h na EBM Clara Urmann, no bairro Parque das Palmeiras
06/11 – Às 7h45 na EBM Água Amarela, na linha Água Amarela
08/11 – Às 8h na EBM Agropecuária Demétrio Baldissarelli, no Distrito Marechal Bormann

Oficinas de Produção Audiovisual

19/11 – Às 7h45 na EBM Clara Urmann, no bairro Parque das Palmeiras
20/11 – Às 7h45 na EBM Água Amarela, na linha Água Amarela
22/11 – Às 8h na EBM Agropecuária Demétrio Baldissarelli, no Distrito Marechal Bormann

Fotos: Lua Caolha/Divulgação

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box