COMPORTAMENTO

Adolescência e figuras parientais

james-baldwin-276255-unsplash

Por Gardenia Medeiros

Em primeiro lugar, poderíamos nos perguntar o que é a adolescência? Para nós Psicanalistas, adolescência não é um período determinado de começo, meio e fim, mas aquilo que chamamos de uma passagem. Passagem de onde para onde? A maioria dos adolescentes faz a passagem da rua para casa, ou da família para o social. O que quer dizer isso? Quer dizer que ele vai se defrontar com o que tem que construir; Um lugar social que não é aquele que o abrigava, mas o seu lugar subjetivo enquanto sujeito no mundo e ao mesmo tempo, falar em nome próprio. O importante aqui é a construção de um lugar próprio (subjetivo) que também é social.

Isto pode se dar de diversas formas, seja por uma atividade intelectual (ingressar na universidade), pela via profissional (mercado de trabalho), seja pela constituição de uma família, isso não quer dizer necessariamente sair de casa. Ao mesmo tempo, ingressar no mercado de trabalho, constituir uma família, ou independizar-se financeiramente, não é sair da adolescência. Quais as dificuldades que o adolescente enfrenta neste período? Falo em dificuldades porque não acreditamos que esta passagem seja sem problemas. Pois existe neste momento, em alguns casos, um alto grau de suicídio, problemas com drogas, alcoolismo. Questões relativas de quem eu sou ou o que posso ser?

Conflitos com as figuras parientais, entre outros. O adolescente é aquele que coloca em cheque qualquer forma de estrutura. Os lugares parientais têm figuras específicas na construção do sujeito pois, dão referências à história, à tradição. É através dos pais, dos avós, ou das pessoas que representam as funções maternas ou paternas que o adolescente se inscreve numa filiação, numa tradição e numa história. E através deles vai conhecer a sua própria história e se apropriar dela. Portanto, a configuração desses lugares ressurge no momento desta passagem de casa para o social. E é com esta passagem que o adolescente terá a possibilidade de construir a sua vida, seja no presente ou no futuro que lhe espera.

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box