SAÚDE E BEM-ESTAR

Acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi)

avc-nutriela

O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi), popularmente conhecido como “derrame” ocorre quando uma artéria obstrui e impede a passagem do sangue para uma área do cérebro, se não for tratado prontamente, tem grandes chances de causar lesões permanentes.

Responsável por 85% dos casos de derrame, a doença é a principal causal de morte e incapacidades no Brasil. A cada seis segundos uma pessoa no mundo morre decorrente de um AVC. Os principais sintomas são: paralisia (não consegue mexer) em um lado do corpo, desvio da boca para um dos lados, perda ou distúrbio na fala, perda da visão, que pode ser temporária ou definitiva. Uma causa importante para o AVCi são as placas de carótidas.

As carótidas são as artérias que levam o sangue até o cérebro, e o aparecimento de placas nessa região pode configurar um risco para desenvolver AVCi. Os fatores de risco são a idade acima de 60 anos, pressão alta, tabagismo, colesterol elevado, história familiar positiva, doenças arteriais em outros lugares, como coração ou pernas, diabetes. Se você tem um ou mais desses fatores de risco, o médico vascular pode iniciar uma avaliação do seu risco individual. O Doppler de Carótidas é um ultrassom realizado no pescoço, que permite a visualização das artérias e possibilita a identificação e classificação das placas de maior ou menor risco, além de ser um exame não invasivo, realizado no consultório.

Os tratamentos se iniciam com a utilização de medicamentos que combatem os principais fatores de risco, e em alguns casos pode ser necessário o tratamento cirúrgico, com técnicas desde cirurgia convencional até o tratamento endovascular. A prevenção continua sendo o fator chave, através de cultivar hábitos de vida saudáveis, como pratica de atividade física regular e orientada por profissionais competentes, boa alimentação, controle da pressão arterial, diabetes e evitar o tabagismo.

 

Fernando Bonetto Schinko CRM/SC 11403 Médico especialista em cirurgia vascular; endovascular e doppler vascular. RQE 10908 Integrante da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV)

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box