SAÚDE E BEM-ESTAR

A cada cinco minutos um brasileiro morre de AVC

avc-cerebro-ilustracao-1519238629075_v2_1219x861

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano. Estima-se que 17 milhões de AVCs irão afetar as pessoas em todo o mundo, causando mudanças imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o acidente, e das pessoas mais próximas a eles.

Segundo o cirurgião vascular, Fernando Bonetto, o AVC é popularmente conhecido como derrame cerebral e é caracterizado pela perda rápida da função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. Os principais sintomas são: formigamento ou fraqueza em um dos lados do corpo, súbita dificuldade para falar, enxergar e andar; perda súbita do equilíbrio, súbita dor de cabeça explosiva sem causa aparente e vertigem.

Bonetto orienta que é necessário procurar imediatamente um serviço médico especializado, pois é primordial para a sobrevivência e recuperação do paciente.  As mulheres têm uma mortalidade por AVC maior do que os homens, principalmente na faixa etária após os 85 anos. Seis em cada 10 mortes por AVC ocorrem no sexo feminino.

Alguns dos principais fatores de risco para o AVC em mulheres são: hipertensão, fibrilação atrial, diabetes, enxaqueca com aura visual, depressão e obesidade. Gravidez, pré-eclâmpsia, uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal após a menopausa, alterações hormonais e diabetes gestacional, também aumentam o risco de desenvolvimento da doença. Por isso, uma em cada cinco mulheres está sob o risco de AVC, ao contrário de um em cada seis homens.

Contudo, é possível evitar em até 80% dos casos, se prevenir os principais fatores de riscos: hipertensão, colesterol, tabagismo e sedentarismo.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Ahazô MKT & Eventos

Sobre o autor

Flash Vip

Flash Vip

Revista catarinense com foco em cultura, comportamento, variedades e o que mais for pautado pelo cotidiano.

Deixe seu comentário

Gestor Box